Câncer: Uma doença grave, mas que pode ser prevenida e, muitas vezes, tem cura.

câncer

A prevenção é a maior aliada na luta contra o câncer. Então, falar sobre a doença, suas formas e como evitá-la ajuda muito no tratamento.

Existem mais de 200 tipos de cânceres e eles acometem milhares de pessoas em todo o mundo. No Brasil, a cada ano, acontecem cerca de 600 mil novos casos entre homens e mulheres, sendo que os mais frequentes são o câncer de pele, de próstata (em homens) e o de mama (em mulheres).

Apesar de ser uma doença com alto índice de mortalidade, o diagnóstico e tratamento precoce são fundamentais para reverter ou minimizar a maioria dos quadros. Por isso, uma das coisas mais importantes na luta contra o câncer é falar sobre ele.

Veja a seguir o que a Clínica Salvere trouxe de informação para você

O que é o câncer e como escapar dele?

Existem diversos tipos de câncer, como dissemos acima e o problema começa quando células defeituosas crescem de maneira desordenada – estas células doentes acabam tomando o lugar das células saudáveis e dão origem ao câncer, ou seja, o surgimento de tumores e, na forma mais grave, desencadeiam a metástase, que é o surgimento de vários tumores em diversas partes do organismo.

Este comportamento do organismo acontece em qualquer célula de qualquer órgão, como pulmão, mama, pele, estômago, fígado, cabeça ou outra parte do corpo.

Por ser uma mutação de células, o câncer pode surgir devido a fatores internos, como hormônios e condições genéticas ou por fatores externos como, ambiente onde vivemos, hábitos de vida – fumo, alimentação, álcool e sedentarismo, entre outros.

Cuide-se!

Para os fatores internos nossa prevenção é ficarmos atentos aos sinais, realizar consultas periódicas e exames laboratoriais solicitados pelos médicos – se tiver caso de câncer na família, a atenção deve ser redobrada.

Já os fatores externos são de nossa responsabilidade. Tenha uma vida mais saudável, não fume, faça exercícios e cuide da alimentação – assim você ajudará seu corpo a se proteger do câncer e de diversas outras doenças.

Para evitarmos a doença o melhor caminho é a prevenção e a atenção ao seu corpo.

O câncer atinge homens e mulheres

Homens e mulheres são acometidos pela doença sem distinção. A não ser nos órgãos genitais e reprodutivos, como câncer de colo de útero nas mulheres, ou próstata, nos homens, todos podem contrair as mesmas formas de doenças. Eles, porém, têm mais chances de desenvolver um dos tipos de cânceres do que as mulheres, já que metade dos homens poderá ter câncer ao longo das suas vidas, frente a um terço das mulheres.

Por que homens podem ter mais câncer do que mulheres?

Estudos da Escola de medicina de Harvard em conjunto com o MIT atestaram que os genes supressores de tumores se localizam no cromossomo “X “. Homens nascem com apenas 1 cromossomo “X” (XY)  e as mulheres possuem 1 par deles (XX). Por isso, as mulheres podem combater o câncer com mais êxito, mas este tema abordaremos em outro conteúdo deste blog.

Tipos de câncer mais comuns em brasileiros.

Câncer de pele

O câncer de pele representa 25% dos tumores malignos diagnosticados no Brasil. A maioria dos casos são ligados ao excesso de exposição ao sol em horários errados e sem protetor solar – evite tomar sol das 10h às 16h. Os sinais da doença podem ser indicados por lesões róseas, avermelhadas ou escuras, como uma ferida que não cicatriza. Em caso de aparecimento de um dos sinais acima, procure um dermatologista

Câncer de mama

O câncer de mama é um dos tipos mais comuns entre mulheres de 40 a 69 anos. O autoexame (ou apalpação) é um dos meios mais eficazes de prevenção e pode ser feito em casa, no banho e a qualquer momento, mas atenção – o autoexame não substitui a visita ao médico ginecologista e a realização de exames periódicos como a mamografia e o ultrassom.

Alguns sinais que podem indicar o câncer de mama são: caroço no seio, mama avermelhada e pequenos nódulos nas axilas ou pescoço.

É preciso ficar atento aos fatores de risco para o câncer de mama, pois, envolvem além de causas genéticas, também o ganho de peso, anticoncepcionais, alimentação rica em gorduras e açúcares, sedentarismo, entre outros.

Câncer de próstata 

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens. Os pacientes costumam ter dificuldades para urinar, secreção de sangue na urina ou sêmem e disfunção erétil.

A incidência do tumor maligno da próstata aumenta consideravelmente a partir dos 65 anos, sendo assim, os idosos constituem o grupo de risco da doença.

Ainda há muito preconceito com a realização do exame de próstata (PSA), necessário a partir dos 40 anos, mas reforçamos aqui a sua importância na prevenção da doença, pois ele salva vidas.

Cólon e reto

O câncer de cólon e reto é o terceiro câncer que mais mata em todo o mundo. Os fatores de risco para seu desenvolvimento são sedentarismo, consumo de álcool em excesso, alimentação rica em gorduras e carnes vermelhas e histórico familiar desses mesmos tipos de câncer.

Outro dado a alertar é que causas ambientais e pessoas que fizeram radioterapia têm uma maior propensão a este tipo de câncer. Os sintomas são: emagrecimento, fraqueza e anemia.

Colo de útero

O HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) é um vírus que infecta a pele ou mucosas das pessoas, provocando verrugas na região genital e ânus e causando câncer, dependendo do tipo de vírus. A vacina contra o HPV auxilia na prevenção contra este tipo de câncer. Por ser uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), é importante que tanto homens quanto mulheres sejam vacinados. A idade de vacinação para mulheres é entre 9 e 45 anos e para homens, entre 9 e 26 anos.

A Clínica Salvere está a sua disposição para realização de consultas e realização de exames – entre em contato e agende uma consulta

Fontes:

oncoguia.org.br
cancer.org.br
vencerocancer.org.br

Siga nossas redes sociais: