O que faz a Fisioterapia

A fisioterapia é uma ciência médica que estuda, previne e trata distúrbios funcionais gerados por diversos fatores. Pode ser aplicada como tratamento em todas as áreas que estão correlacionadas com a medicina.

Atua em doenças geradas por alterações genéticas, traumas ou enfermidades adquiridas. Seu objetivo é preservar, manter ou reabilitar órgãos, sistemas e funções do corpo humano.

Suas técnicas podem ser utilizadas para a intervenção em tratamentos como, exercícios, agentes físicos e os mais variados aparelhos. Um grande diferencial para os serviços de fisioterapia é o ponto de partida – quanto antes iniciado, melhor. O médico demanda ao paciente que faça o processo terapêutico e o fisioterapeuta é quem avaliará qual a conduta de exercícios e aparelhos será aplicada.

O tratamento fisioterapêutico deve ser individualizado e específico para o problema identificado – melhora funcional, pós cirúrgico, recuperação neurológica e ortopédica, são alguns exemplos. O tratamento atua diretamente no quadro do paciente, trazendo a melhora da dor e volta da qualidade de vida.

Principais vantagens da Fisioterapia

Melhor postura.

Ter uma simetria corporal é fundamental para evitar a temida dor nas costas, que acomete, aproximadamente, 70% da população adulta. São dores na região central da coluna que podem se transformar em lordose e escoliose, por exemplo.  Introduzir a fisio em sua rotina é uma maneira de restabelecer a postura, melhorar os hábitos posturais e evitar problemas futuros.

Prevenção de lesões

Atua antes e após a lesão – cuida de profissionais do esporte e pessoas que costumam fazer exercícios físicos com cargas e frequências altas. Quando o tratamento de uma lesão termina é imprescindível a continuidade do acompanhamento, pois isso previne que o problema não volte.

Com a prevenção cuidadosa do fisioterapeuta os benefícios também são vistos em outras partes do corpo, pois o processo de fortalecimento acaba atuando em outras áreas não lesionadas.

Prevenção de doenças crônicas

Uma das áreas de grande benefício da fisioterapia é a cardiopulmonar. Através de exercícios específicos e em conjunto com a manutenção da saúde, é possível tratar e prevenir os fatores de risco e as doenças crônicas, como pneumonia, obesidade, hipertensão, diabetes, entre outras.

Controle e redução da insônia

Existem diversos motivos que causam a insônia – bruxismo, desvio de septo, problemas respiratórios e simetria do corpo, são apenas alguns que podemos citar. Técnicas e exercícios fisioterapêuticos podem ajudar na redução dos problemas e garantirem a melhora do sono. Cada paciente deve ser avaliado antes do início do processo para que se saiba qual o melhor tratamento.

Combate a doenças respiratórias.

Esta área da fisioterapia visa ajudar na melhoria do transporte do oxigênio para os pulmões e assim, ajudar na respiração. Os tratamentos são bastante eficazes em casos de asma e bronquite, entre outros.

Auxilia nos processos neurológicos

A fisioterapia neurofuncional atua na prevenção e recuperação de disfunções do sistema nervoso central e do sistema nervoso periférico, quando afetados por AVCs, por exemplo. Os tratamentos fitoterápicos ajudam na recuperação motora e funcional, garantindo ao paciente a volta da mobilidade e da qualidade de vida.

Diminuição de problemas urinários

A incontinência urinária atinge homens e mulheres em diversos momentos da vida. Para auxiliar o bom funcionamento e trazer de volta a qualidade de vida, existem exercícios e técnicas de fisioterapia uroginecológica – um tipo de tratamento que cuida de distúrbios da região do períneo, fortalecendo o órgão e contendo problemas urinários diversos.

As diversas áreas da Fisioterapia

Assim como as especialidades médicas, a Fisioterapia também se divide para melhor atender as pessoas que necessitam de seus cuidados. Para cada parte a ser tratada existem procedimentos, exercícios e aparelhos desenvolvidos, especialmente, para tratar as causas. Abaixo temos alguns tipos de tratamentos e especialidades focadas pela fisioterapia:

  • Pediátrica, Neonatal e Hebeátrica – cuida de enfermidades, estuda e trata de crianças e recém-nascidos.
  • Geriátrica e gerontologica – trata de distúrbios ligados ao envelhecimento.
  • Dermatofuncional – atende a pacientes com afecções ligadas a pele.
  • Uroginecofuncional – atua na prevenção e trato de disfunções urinárias, fecais e sexuais.
  • Neurofuncional – cuida de distúrbios neurológicos causados por doenças ou traumas como, disfunção motora e funcional.
  • Traumatologia e ortopédica – diagnostica e atende pacientes com problemas musculoesquelético, de origem ortopédica, trauma ou reumatológica.
  • Esportiva – cuida da preparação, prevenção e recuperação de atletas e pessoas que praticam atividades físicas.
  • Manipulativa – lida com o manejo de condições neuro-músculo-esqueléticas, usando abordagens de tratamento altamente específicas para exercícios e processos.

Existem inúmeras formas de cuidar da saúde através da Fisioterapia. Para cada uma delas, o Fisioterapeuta está capacitado a avaliar e indicar o melhor caminho para a aplicação de tratamentos. Em parceria com o médico ortopedista, fazem o diagnóstico e decidem pela conduta.

Cuide da sua saúde com o carinho que ela merece.

Fontes:

CREFITO3 – SP
CMM.EDU.BR

Siga nossas redes sociais: