O que é a Endometriose

Endometriose é uma doença inflamatória causada pelo tecido que envolve o útero, o endométrio. Ela se dá porque as células que deveriam ser expulsas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar.

Esta doença, benigna e crônica, acomete de 10% a 15% das mulheres em idade reprodutiva, em todo o mundo.

Como a endometriose é de difícil diagnóstico e não tem uma causa específica conhecida, reforçamos aqui a importância das consultas regulares ao ginecologista para que se detecte a doença precocemente.

Quais os sintomas da endometriose.

Como em todas as outras questões ginecológicas, indicamos que fiquem atentas a todas as sensações que fujam ao padrão normal do seu corpo. Dores, sensibilidades e alterações do ciclo menstrual são sinais de que algo pode estar errado. Procure seu médico imediatamente para que ele avalie seu quadro.

Existes alguns sintomas que são comuns entre as pacientes que tem endometriose – dores muito intensas durante a menstruação, incomodo na relação sexual, dificuldade para engravidar, cansaço excessivo, alterações intestinais, entre outros.  

Diagnóstico:

O diagnóstico é feito pelo ginecologista a partir de uma consulta e, neste momento, a sinceridade da mulher é fundamental. Descrever todos os sintomas, sensações e incômodos ajudará o médico a aplicar a melhor conduta. A partir da primeira avaliação serão solicitados exames para confirmar a existência do problema.

Com base nos resultados dos exames, o médico decidirá a melhor maneira de tratar a endometriose. Os tratamentos mais aplicados são o uso de medicamentos, para o alívio das dores e dos sintomas, e a cirurgia de laparoscopia, onde acontece a retirada da endometriose e demais lesões provocadas pela doença.

Se a doença for grave, poderá acontecer até a retirada do órgão afetado.

É possível aliviar os sintomas da endometriose?

Mesmo que o diagnóstico e conduta médica demorem um pouco a serem decididos, há métodos eficazes para aliviar os sintomas. Entre eles estão a fisioterapia e a acupuntura, pois ajudam no relaxamento do corpo, diminuindo as dores.

Quando a endometriose causar sentir muitas dores, é recomendado que se tome banho quente e/ou utilizar bolsas de água quente sob a região pélvica. Assim, irá relaxar os músculos e amenizar esse sintoma.

Praticar atividades físicas também é bom para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida, porque esta diretamente ligada a liberação da endorfina no organismo, hormônio que possui efeito analgésico para o corpo e aumenta a sensação de bem-estar.

Como é o tratamento de endometriose

A endometriose é uma condição crônica, que dura por toda a vida e costuma somente parar de demonstrar seus sintomas depois da menopausa, quando há um declínio nos hormônios que lidam diretamente com o endométrio.

Porém, sentir dor não é uma condição normal. Em caso de fortes cólicas é preciso procurar um médico para que ele possa oferecer um diagnóstico de acordo com os sintomas que informados, que pode ou não ser indicações de endometriose.

Dependendo do nível dos sintomas, mulheres em idade fértil devem considerar o uso do anticoncepcional como forma de suspender a menstruação e evitar as dores da doença. No entanto, só um médico pode avaliar todos os efeitos colaterais causados e indicar o melhor anticoncepcional a ser adotado.

Em casos de endometriose profunda, é recomendado que a mulher passe por procedimentos cirúrgicos para realização de raspagem do endométrio que foi parar em órgão diversos. O ginecologista fará a análise para prescrever a conduta de cirurgia ou não.

Certos casos de endometriose podem indicar a realização de histerectomia, que é a remoção por completo do útero e de seus acessórios, em especial em mulheres que já tiveram filhos.

Na Clínica Salvere temos médico ginecologista preparado para lhe atender e cuidar da sua saúde. Em caso de algum dos sintomas citados acima, não deixe de agendar uma consulta o mais breve possível. Toda doença detectada no princípio tem mais chances de ser resolvida.

Fontes: Dr. Drauzio Varella – drauziovarella.uol.com.br  /  minhavida.com.br

Siga nossas redes sociais: