O que são os hormônios

Os hormônios são substâncias químicas produzidas pelas glândulas e que equilibram as funções biológicas do corpo. Cerca de 50 tipos de hormônios são produzidos pelas glândulas endócrinas.

No corpo humano, os hormônios são responsáveis pelo metabolismo, crescimento, sexualidade, dentre outros. A palavra “hormônio”, é de origem grega e significa movimento ou estímulo.

Muitos hormônios são produzidos pelas glândulas que compõem o sistema endócrino (hipófise, tireoide, paratireoides, suprarrenais, pâncreas e as glândulas sexuais) do corpo humano.

Assim, os principais hormônios do corpo humano são: hormônio do crescimento (GH), antidiurético (ADH), tiroxina (T4), paratormônio, adrenalina, glucagon, insulina, estrogênio, progesterona, prolactina, testosterona.

Hoje vamos falar especificamente dos hormônios femininos.

Hormônios femininos – Quais são e para o que servem

Os principais hormônios femininos são o estrogênio e a progesterona, que são fabricados nos ovários, entram em atividade na adolescência e sofrem variações constantes durante o dia a dia da mulher. Na idade adulta passam por mudanças ainda maiores e decrescem, levando à menopausa, quando a atividade reprodutiva da mulher se encerra.

Alguns fatores que alteram a quantidade de hormônios femininos são o ciclo menstrual, o estado de saúde, menopausa, uso de alguns medicamentos, estresse, fatores emocionais e gravidez.

A visita regular ao endocrinologista e ao ginecologista são imprescindíveis para a saúde da mulher. Fazer o acompanhamento através de exames e estar sempre atenta aos sinais que o corpo nos dá ajudam na detecção e prevenção de distúrbios e doenças causadas pela baixa hormonal. Veja abaixo:

1 – Alterações no sono.

2 – Acne

3 – Mudanças no ciclo menstrual.

4 – Cansaço

5 – Dor e sensibilidade nos seios.

6 – Perda da libido.

7 – Problemas digestivos.

8 – Enxaqueca

Principais Hormônios Femininos e suas funções

Progesterona

A progesterona é um hormônio responsável por regular o ciclo menstrual e preparar o útero para receber o óvulo fertilizado, evitando que o corpo o expulse. Ele é o mais importante hormônio ligado a gravidez.

Em geral os níveis de progesterona aumentam após a ovulação, e caso exista uma gravidez, permanecem altos para que as paredes do útero continuem se desenvolvendo. Porém, se não houver a gestação, os ovários deixam de produzir progesterona, levando à destruição do revestimento do útero, eliminado através da menstruação.

Estrogênio

Assim como a progesterona, o estrogênio também é responsável pela regulação do ciclo hormonal, durante a idade fértil. Durante a puberdade, os estrogênios estimulam o desenvolvimento dos seios e maturação do aparelho reprodutor. Também atuam no crescimento e alteram a distribuição da gordura do corpo na mulher, geralmente depositado em torno do quadril, nádegas e coxas.

Testosterona

A testosterona é um hormônio que, embora seja mais alto nos homens, também é encontrada na mulher em menores quantidades. Este hormônio é produzido nos ovários, ajudando a promover o crescimento muscular e ósseo. Se houver o excesso deste hormônio, a mulher poderá apresentar características masculinas como de pêlos no rosto e voz mais grave.

Hormônios na Gestação

Durante a gravidez, a diminuição dos hormônios, que costuma ser no fim do ciclo menstrual, deixa de acontecer e por isso não há menstruação. Neste momento é produzido um novo hormônio, o HCG, que estimula os ovários a produzir níveis mais altos de estrogênio e progesterona, que são necessários para manter a gravidez. Por essa razão, a maior parte dos testes de gravidez consiste na detecção deste hormônio na urina. 

Após o quarto mês de gravidez, a placenta passa a ser responsável pela produção da maior parte de estrogênio e progesterona. Esses hormônios fazem com que o revestimento do útero engrosse, aumente o volume de sangue circulante, e relaxe os músculos do útero o suficiente para abrir espaço para o bebê se desenvolver.

Perto da hora do parto, são produzidos hormônios que ajudam com as contrações, aleitamento e até na conexão da mãe com o bebê – eles são a Ocitocina e a Prolactina

Os Hormônios na Menopausa

A menopausa acontece quando cessa o ciclo menstrual, por volta dos 50 anos de idade. É um processo natural que se dá devido à diminuição da produção de hormônios, podendo provocar sintomas como alterações do sono, fadiga, secura vaginal, alterações de humor, alteração do peso, entre outros.

Depois da menopausa, o risco de desenvolver certas doenças aumenta, como por exemplo doença cardiovascular, osteoporose ou incontinência urinária. Neste momento é importante avaliar os benefícios e riscos de processos de reposição hormonal, que pode melhorar os sintomas e prevenir doenças. Ressaltamos que, para todo e qualquer procedimento, é preciso a gestão e acompanhamento médico. Há pessoas que, por hereditariedade, não podem fazer a reposição e somente um ginecologista poderá avaliar a conduta certa.

A menopausa não requer tratamento, mas como seus sintomas podem incomodar bastante, procure um médico para melhor avaliação de seu caso.

Na Clínica Salvere temos equipe de Ginecologia e Obstetrícia pronta para lhe ajudar. Agenda uma consulta conosco e venha nos conhecer.

Fontes: paisefilhos.uol.com.br /  jornaldamulher.einsten.com.br

Siga nossas redes sociais: