Meu cabelo está caindo. E agora?

Os cabelos são moldura do rosto e dão personalidade às pessoas. Mais do que uma função estética, os cabelos são responsáveis pela proteção do couro cabeludo contra a radiação solar. Sua queda é normal em um processo que os especialistas chamam de substituição sazonal, pois fazem parte da renovação capilar, mas o que fazer para entender se a queda do seu cabelo é normal ou não?

A queda de cabelo é normal?

Em média, uma pessoa possui 100 mil fios de cabelo e, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, é esperado que cerca de 100 a 200 fios caiam por dia, mas quem ficaria contando os fios que caem para saber se esta estimativa é real. Na verdade, a quantidade de fios que temos ou que caem depende de fatores genéticos, hormonais e da idade.

Mas não é bem a isso que você deve ter atenção. Ao contrário do que parece, o sinal de alerta não deve ser o número de cabelos que caem, não é a escova repleta de fios, mas a densidade de cabelo que está no couro cabeludo. Repare se os fios estão ficando mais finos, se há diminuição de volume total ou aparecimento de áreas mais vazias na cabeça.

Se você perceber que seus fios estão ficando mis finos, ou seja, o cabelo está ficando ralo, procure um dermatologista. Exames específicos podem encontrar a verdadeira causa do problema e determinar o tratamento mais adequado para o seu caso.

Conheça as principais causas da queda

A alopecia androgenética, também conhecida como calvície, é um problema que pode levar à perda total ou parcial dos cabelos. Embora seja mais comum em homens, também pode afetar as mulheres. A doença é desencadeada por inúmeros fatores de ordem genética e hormonal que devem ser investigados pelo dermatologista.

Existe, ainda, a queda de cabelo causada pela alopecia areata, que é uma doença inflamatória. Diversos aspectos estão envolvidos no seu desenvolvimento, como a genética e a imunidade. Nesse caso, em geral, os fios começam a cair deixando falhas circulares na cabeça. Fatores emocionais, traumas físicos e quadros infecciosos podem desencadear ou agravar o quadro da alopecia areata.

Fatores hormonais também devem ser considerados quando se fala em queda de cabelo. No caso das mulheres, por exemplo, uso contínuo de pílula anticoncepcional, gestação e menopausa costumam desencadear o problema. Nos homens, o excesso de hormônios masculinos costuma ser o vilão. O mesmo vale para o uso de certos medicamentos, como os indicados para as quimioterapias no tratamento de câncer, para artrite, depressão, problemas cardíacos e pressão alta.

Por que os cabelos caem?

Em primeiro lugar, é preciso explicar que a perda de cabelo é normal. Durante as 24 horas perdemos cerca de 50 a 100 fios. Ao longo dos anos, com o envelhecimento, os fios se tornam mais finos e mais propensos à queda. Mas alguns fatores podem desencadear o problema mais cedo. Algumas possíveis causas da queda de cabelo:

Doenças emocionais

Situações traumáticas, depressão e estresse são grandes causadores da queda de cabelos. Algumas pessoas desenvolvem problemas de forma generalizada e outras sofrem a perda em forma de pequenas falhas no couro cabeludo.

Apesar de ser um motivo psicológico, a situação é mais fácil de obter tratamento e é bem possível que também aconteça o nascimento de novos fios.

Mudanças hormonais

Quando a redução dos fios é algo temporário, pode significar uma alteração no sistema hormonal. Uso de anticoncepcionais, gravidez ou até mesmo a menopausa são responsáveis pela alteração hormonal — e pela queda de cabelos. Doenças como, hipo e hipertireoidismo também podem causar a queda de cabelo.

Produtos químicos

Há diversos procedimentos capilares que enfraquecem os fios, provocando a queda. Progressivas, tinturas, relaxamento ou selantes são as formas que, muitas vezes, danificam a estrutura dos fios. A utilização frequente de chapinha ou o uso em excesso da escova e do secador também enfraquecem a fibra capilar.

Alimentação com baixos nutrientes

Quanto mais balanceadas suas refeições, mais rica em nutrientes e vitaminas. Quem é vegetariano ou tem algum tipo de restrição alimentar, por exemplo, deve ter atenção à dieta, pois a ausência de alguns nutrientes pode causar a queda de cabelo. Peixe, ovo, cenoura, nozes, frutas cítricas, entre outros alimentos, podem ajudar na regeneração dos fios.

Doenças variadas

O sistema imunológico enfraquecido, infecções que atingem o couro cabeludo, como micoses e problemas na tireoide também podem ser motivos para a queda capilar. Atualmente, a Covid 19 tem sido responsável pelo aumento de casos de queda de cabelos. Tanto que há dermatologistas cuidando especificamente de tratamentos voltados para esta causa.

Como tratar a queda de cabelo?

Quando notar que há uma queda expressiva de fios, procure um profissional de saúde. É preciso começar um tratamento o mais rápido o possível. O dermatologista é o especialista indicado para descobrir a causa do seu problema, por meio da investigação de seu histórico médico e de exames. Siga o tratamento recomendado criteriosamente e não use remédios que foram indicados para amigos, pois somente o médico poderá aplicar o tratamento certo para o seu caso. Não pratique a automedicação.

Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/

Siga nossas redes sociais: