Clínico Geral. Do que cuida este médico?

clínico geral

O Clínico Geral é o médico mais procurado de toda a Medicina. De fato, a recomendação é sim de que se busque o Clínico Geral, pois sua avaliação é assertiva e, caso necessário, ele indicará um especialista para reforço do diagnóstico.

Além de diagnosticar problemas de saúde, o Clínico Geral é preparado para tratar de diversas doenças, encaminhando o paciente para um especialista somente quando for uma questão específica. Segundo a Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), o Clínico Geral pode diagnosticar e tratar 80% dos problemas de saúde. Ele detém o conhecimento geral do corpo humano, sendo habilitado a cuidar de muitas doenças e seus tratamentos específicos.

Um diferencial do atendimento de um Clínico Geral é que ele pode acompanhar o paciente por muitos anos, pois conhece seu histórico e, muitas vezes, cruza dados de eventuais problemas de saúde, inclusive de familiares. Sua compreensão é mais ampla. 

Quando devo recorrer a um Clínico Geral?

Em diversas situações podemos buscar atendimento de um Clínico Geral. Por ter uma visão mais abrangente, ele pode avaliar e recomendar encaminhamento ou atendimento mais breve. Citamos agora apenas alguns exemplos de atuação do Clínico Geral, pois a sua abrangência é bem maior:

-check-up;
-diagnósticos;
-solicitação de exames;
-prescrição de medicamentos;
-avaliação antes de qualquer cirurgia;
-avaliação pré-atividades físicas;
-depressão e transtornos de ansiedade;
-indicação de vacinas; 

Qual a diferença entre um Clínico Geral e outro especialista

A diferença entre eles é que o Clínico se relaciona com todos os demais, podendo, inclusive, auxiliar na condução de determinadas doenças. A sua formação o prepara para conhecer o organismo humano todo e para saber que conduta tomar — se irá tratar ele mesmo ou encaminhará ao especialista.

Na prevenção de doenças

Não devemos procurar um médico apenas quando ficamos doentes. O Clínico pode ser visitado para checar se tudo está bem com a saúde e, assim, indicar check ups e demais exames clínicos, como prevenção. Através de exames como, sangue ou urina, por exemplo, pode-se detectar e evitar doenças.

Acompanhamento

Caso o Clínico já acompanhe o paciente, ele está a par do seu estado de saúde e histórico de tratamentos. Com isso, pode conduzir com o especialista determinado tratamento específico e até mesmo passar todas as informações do seu ponto de vista ao especialista e ajudá-lo a adotar a conduta mais adequada.

O clínico não deve assumir o tratamento de doenças específicas, que são da alçada de um especialista, mas ele pode ajudar no tratamento de comorbidades e pré-existentes – geradas a partir de outras primárias. Um exemplo é o sobrepeso, pois ele pode levar ao diabetes ou cardiopatias. O clínico neste caso, auxilia no tratamento do sobrepeso, em parceria com o endocrinologista.

Automedicação

Este tema é sempre recorrente aqui no nosso Blog  e isso é proposital. Quando aparecem os sintomas de que algo não vai bem com a saúde, o correto é procurar ajuda médica. Neste momento também se lembre do Clínico Geral, pois ele conhece o funcionamento total do organismo e poderá avaliar e indicar o melhor tratamento a ser seguido. Ele fará o diagnóstico e, caso entenda que é caso para um especialista, fará o encaminhamento.

Na Clínica Salvere temos médico Clínico Geral sempre a sua disposição. Nos especializamos em atendimento humanizado e nosso compromisso é cuidar da sua saúde com o carinho  que ela merece.

Fonte: Ucpel.edu.br

Siga nossas redes sociais: