Cardiologia – Cuide bem do seu coração
Grande parte dos problemas cardiovasculares são provocados por fatores evitáveis. É isso mesmo, cuidar do coração está em nossas mãos! Ter hábitos saudáveis no dia a dia é o segredo para melhorar sua qualidade de vida e longevidade – não fumar, evitar álcool, alimentação balanceada, praticar exercícios, por exemplo, colaboram muito na saúde do nosso coração.
A quantidade de vítimas das doenças cardiovasculares é alarmante. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) estima-se que quase 19 milhões de pessoas morreram por doenças cardíacas somente em 2020, em todo o mundo. No Brasil existem mais de 14 milhões de pacientes com algum distúrbio vascular.
Como tratar do coração?
Além das indicações citadas no texto acima, a visita ao cardiologista é uma prática que devemos ter. Caso sinta algum sintoma como, dor no peito, cansaço constante, batimento acelerado ou lento, procure ajuda médica imediatamente.
Para pessoas com quadro de colesterol alto, pressão alta, diabetes e também para idosos, é recomendável a consulta ao cardiologista a cada 6 meses. A prevenção sempre é a melhor maneira de se cuidar.
Cuidar da saúde no dia a dia, conforme já falamos, e procurar atendimento médico quando necessário, pode lhe salvar de um AVC – Acidente Vascular Cerebral, popularmente conhecido como “derrame” ou de um infarto – ambas são doenças que estão entre as que mais causam mortes no Brasil.
O médico cardiologista
Cardiologia é a especialidade que cuida do coração e do sistema vascular. Dentro dela existem a cardiologia congênita e a tradicional, mas o que isso quer dizer?
A cardiologia congênita cuida de distúrbios que nascem com a gente, ou seja, podem ser desenvolvidos desde o útero – sopro, arritmia natal e desmaios e outras cardiopatias. Já a cardiologia tradicional foca nos cuidados em distúrbios apresentados em fase adulta, como por exemplo – arritmia, miocardite, problemas do colesterol, pressão alta, entre outros.
Sempre que houver dúvida ou algum desconforto, procure o médico cardiologista, pois ele fará a análise detalhada dos sintomas e indicará a conduta certa a ser adotada.
Em caso de doença cardíaca já diagnosticada, o acompanhamento médico é recomendado a cada 6 meses, para exames de rotina e prevenção. A partir dos 45 anos para mulheres e 50 anos para homens, aconselha-se a visita ao cardiologista uma vez ao ano, mesmo que não haja histórico ou problemas de coração.
Agora que você sabe um pouco mais sobre o que trata o cardiologista, agenda uma consulta na Clínica Salvere. Estamos aqui para cuidar da sua saúde com o carinho que ela merece.
Fonte: incor.usp.br