Saúde + Bem-Estar = Qualidade de Vida?
Quem não almeja este composto de Saúde, Bem-Estar?
Muitos de nós entendem que este é o segredo da vida longa e feliz, enquanto outros dividem estes conceitos em coisas bem diferentes. Porém, o que todos tem em comum é a vontade de viver bem.
Ter uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades, é o terceiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O que muita gente não sabe é que saúde e bem-estar são dois conceitos bem diferentes.
Por muito tempo acreditou-se que saúde significava apenas a ausência de doenças, mas não é só isso. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde significa ter o corpo, a mente e a vida social saudáveis.
Já bem-estar é um composto mais amplo e bastante pessoal. Quando relacionado a aspectos sociais e econômicos, torna-se mais subjetivo e individual, pois tem a ver também com a experiência de vida. É por isso que o bem-estar subjetivo é dividido em afetos positivos, afetos negativos e satisfação com a vida.
Assim, podemos dizer que gozar de bem-estar é a capacidade que temos de suprir as necessidades e sentir-se satisfeito com a vida, enquanto ter saúde significa viver em um estado de mais completo bem-estar físico, mental e social.
Estes 2 conceitos se entrelaçam quando falamos de Qualidade de Vida. Estar bem de saúde e sentir-se bem, como vimos acima, dizem respeito a saúde física, mental e ter uma vida social saudável.
Para a OMS, a qualidade de vida é a “nossa percepção sobre a posição que ocupamos na vida, no contexto de cultura e sistemas de valores nos quais vivemos e em relação aos objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.
Dessa forma, uma vida de qualidade é um composto de questões físicas e psicológicas, somados a aspectos como, mobilidade, relações pessoais, segurança, recursos financeiros, opções de lazer, entre outros.
E o que saúde, bem-estar e qualidade de vida têm em comum? A busca por um corpo e uma mente sadios e em harmonia.
Como conseguir isso? Vocês podem estranhar, pois já falamos sobre diversos assuntos e chegamos sempre nas mesmas recomendações. Para ser saudável – em todos os setores da vida é recomendável que:
- Beba muita água.
- Tenha uma alimentação o mais natural possível.
- Pratique exercícios físicos regularmente.
- Não descuide da sua saúde mental.
- Evite bebidas alcóolicas e o fumo.
- Faça consultas regulares ao médico
Sabemos que manter o equilíbrio entre todos os setores da nossa vida é tarefa difícil. Aliás, nem conseguimos isso o tempo todo e é normal. Procurar manter-se saudável, atento aos sinais do nosso corpo e buscar ajuda sempre que sentir necessidade é um ótimo caminho.
Nós da Clínica Salvere estamos prontos a lhe atender sempre que precisar. Consulte nossas especialidades médicas e opções de exames – Cuide da sua saúde com o carinho que ela merece.
Fonte: Organização Mundial de Saúde