Gastroenterologia

O médico gastroenterologista, ou comumente chamado de Gastro, é responsável por cuidar de todo o sistema digestivo: boca, esôfago, estômago, intestinos, pâncreas e fígado.

Ele trata diversas doenças relacionadas à digestão, dores de estômago, cólicas intestinais, prisão de ventre, entre outras.

O especialista em gastroenterologia está apto ao atendimento dos pacientes em consultas, exames e para toda orientação sobre o funcionamento dos órgãos do abdômen.

Dentro da gastroenterologia, existem também outras especialidades, como a hepatologia, que cuida do fígado e vias biliares, a proctologia, que é responsável por investigar alterações no reto e a endoscopia digestiva, que estuda e faz o diagnóstico para o tratamento de doenças do tubo digestivo por meio de um endoscópio.

Cuidados com o aparelho digestivo.

Ter uma alimentação saudável é fundamental para o bom funcionamento do aparelho digestivo – evitar alimentos processados e gordurosos já é um bom começo, mas entre as indicações que damos há outros cuidados a se tomar:

Alimente-se a cada 3 horas

Beba muita água

Evite cigarro e álcool

Mastigue bem os alimentos em todas as refeições

Evite a automedicação para qualquer que seja a síndrome

Automedicação

As vezes pensamos que resolvemos um problema de azia ou dor de estômago tomando um remédio que temos na nossa farmácia caseira, mas esta ação, aparentemente simples, pode mascarar um problema mais sério. Por isso, é que sempre reforçamos aqui que a automedicação é muito perigosa.

Fique atento aos sinais que seu corpo dá e procure um profissional para orientações.

Veja alguns sinais que o nosso organismo nos dá:

Azia, Dor abdominal, Enjoo frequente, Gases, Prisão de ventre e Refluxo, são alguns exemplos.

Estes sintomas podem indicar doenças relacionadas ao aparelho digestivo, que somente o médico Gastroenterologista vai saber diagnosticar da maneira correta. Não hesite em buscar auxílio profissional, caso tenha algum deles.

Quais as principais patologias tratadas pelo Gastro

 

Gastrite

Uma grave irritação na parede interna do estômago – esta doença é o resultado do aumento dos ácidos gástricos que acabam corroendo a camada protetora destas paredes. Os sintomas são dor e queimação e não devem ser ignorados e nem automedicados. Essas atitudes podem agravar o caso e mascarar problemas mais sérios.

Refluxo

É uma doença que apresenta um quadro de muita dor. Causado pelo mau funcionamento do esfíncter, uma espécie de válvula, que conecta o esôfago ao estômago. Este problema faz com que o conteúdo que deveria ficar dentro do estômago acabe retornando para o esôfago e, como este órgão não é preparado para o trato da acidez elevada do líquido estomacal, acaba sendo lesionado e gerando mal-estar.

Pedra na vesícula

Ao cálculo biliar ou colelitíase, também chamado de pedra na vesícula – é o acúmulo de cálcio e colesterol dentro da vesícula biliar causado por níveis altos de colesterol no sangue, má alimentação, obesidade ou diabetes, por exemplo.

Seus sintomas são: febre, náusea, vomito, dor e amarelamento da pele e dos olhos.

Quando os sintomas se manifestam, em geral, é necessária a remoção do órgão.

Pancreatite

Esta inflamação atinge o pâncreas, órgão responsável pela produção da insulina. Ela é uma doença que surge de maneira repentina e pode durar dias ou até anos.

Entre as suas causas principais estão a ocorrência de pedras na vesícula e o uso crônico do álcool. O principal sintoma são as fortes dores na barriga.

Síndrome do intestino irritável

Inflamação que causa um grande desconforto na região abdominal e diarreia. Suas causas ainda não estão bem definidas, mas a alimentação, os hábitos da rotina e o stress são os fatores que contribuem para o surgimento.

Citamos acima algumas doenças do trato digestivo, mas há outras síndromes que podem não aparentar sintomas mencionados aqui. Por isso, ressaltamos a importância de manter consultas e exames em dia.

Na Clínica Salvere  temos Especialistas para lhe ajudar a cuidar da sua saúde com o carinho que ela merece.

Fonte: fbg.org.br

Siga nossas redes sociais: