Vacinação – Prevenção e Saúde

vacinação

A vacinação é a forma mais segura de se manter longe de diversos tipos de doenças. Atualmente, em plena pandemia, vacinar-se passou a ser ainda mais necessário.

Porém, há discussões sobre o tema – Tomar ou não tomar vacinas? Segundo números da OMS e do UNICEF, mais de 20 milhões de crianças no mundo não receberam vacinas básicas como, sarampo e tétano, no ano passado. Pode ser que, um pouco, devemos a pandemia de Covid 19, mas estes números sempre foram altos. Em 2018, por exemplo, aconteceram 350 mil casos de sarampo no mundo e este número é mais do que o dobro dos casos de 2017 – isso demonstra um crescimento e reitera a importância da vacinação como forma de prevenção à inúmeras doenças.

Por que vacinar?

Quando se trata de prevenção, nada é mais eficaz do que a vacinação. Ao se vacinar, você ajuda toda a sua comunidade a diminuir os casos de doenças – como vemos hoje com a pandemia do Coronavírus.

A vacina protege quem toma e também quem está ao seu redor, pois ela reduz o contágio de forma efetiva. A medida que todos vão se vacinando acontece a imunização de grupo. Esta conduta simples já ajudou a exterminar algumas doenças do mundo – como a Varíola, por exemplo. Seu último caso aconteceu em 1977.

As vacinas são substâncias introduzidas no organismo que tem como função estimular nosso corpo a produzir respostas imunológicas, a fim de nos proteger contra determinada doença.

Alguns motivos para se vacinar:

– Salvar vidas: muitas infecções graves como, meningite e pneumonia podem ser evitadas com a vacina. Quando acontece a imunização, o controle da doença se mantem até a idade adulta.

– Controlar os sintomas de doenças e agravamento: há doenças oportunistas de estação, como a gripe, no Inverno. Nestes casos a vacina deve ser feita anualmente para prevenção da doença.  Já outras opções, como a pneumocócica pode evitar agravamento de problemas crônicos como diabetes ou patologias do coração e que podem ser ministradas a qualquer tempo.

– Oferecer segurança e eficácia: o ato de vacinar-se traz segurança para sua saúde. Pessoas vacinadas desenvolvem muito menos doenças graves do que os não vacinados. A eficácia de vacinas chega a atingir mais de 90% e isso nos mostra os benefícios de seu uso.

Todos devem se vacinar

Começamos a vida nos vacinando e assim vamos até a idade adulta, pois em cada momento da existe uma necessidade de proteção.

Adolescentes, idosos, gestantes, profissionais da saúde, ou seja, qualquer pessoa está exposta a doenças e tratar de forma preventiva é sempre a melhor decisão.

É importante ter atenção a este assunto. Consulte um médico ou vá a uma UBS próxima de você para saber se suas vacinas estão em dia ou se há doses pendentes. Vacinar-se é um ato de cuidado consigo e com os outros.

Como a vacina age no nosso corpo?

As vacinas são ministradas por via oral ou por injeção. Elas são compostas por baixa quantidade de vírus ou por vírus inativados que, ao serem inseridos no nosso organismo, atuam de forma a criar defesas – os anticorpos. Estes são responsáveis por nos proteger, potencializando nosso sistema imunológico, buscando a cura do que nos atingiu.

É importante que se fale que as vacinas são extremamente seguras. Para que se confirme uma vacina para a população são feitos muitos estudos e testes rigorosos antes de sua liberação. No Brasil, a ANVISA – Agencia Nacional de Vigilância Sanitária – é o órgão responsável por sua regulação. A fiscalização é rígida e todo o processo de monitoramento e aprimoramento segue as mesmas bases.

Há vacinas que causam efeitos colaterais, mas tais reações são infinitamente menos danosas do que os benefícios que as vacinas proporcionam.

Fonte: Organização Mundial de Saúde

Siga nossas redes sociais: