Semente de abóbora – Alimente-se bem

Você costuma usar abóbora na sua alimentação? Se a resposta foi sim. Você guarda ou descarta as sementes? Saiba que elas têm diversos benefícios para a sua saúde, pois são ricas em ômega 3, fibras antioxidantes e minerais como o ferro e o magnésio.

Por isso, essas sementes podem ser incluídas na alimentação do dia a dia para melhorar o funcionamento tanto do cérebro quanto do coração. Elas também favorecem o intestino e diminuem algumas inflamações no organismo que podem surgir devido a diversas doenças.

As sementes de abóbora também auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL) e potencializam o colesterol bom (HDL), fazendo com que não haja entupimento de veias e artérias que podem causar doenças cardíacas, como o infarto.

Entre outros benefícios, a semente de abóbora também favorece

– Relaxamento e bem-estar:

Possuem uma elevada quantidade de magnésio e triptofano, que atuam no cérebro, ajudando a combater o excesso de estresse, o cansaço e estimular a memória.

– Perda de peso:

Por serem ricas em fibras, as sementes de abóbora promovendo uma maior sensação de saciedade e fazem com que a pessoa diminua o consumo de alimentos no dia a dia – assim, ingerimos menos calorias, o que potencializa a absorção de substâncias de alto valor nutricional – o que irá favorecer a perda de peso.

– Proteção para as células

Devido ao seu elevado teor de antioxidantes como os carotenóides e a vitamina E, as sementes de abóbora ajudam a proteger as células do organismo do efeito dos radicais livres, pois ajudam a diminuir inflamações e diminuem o risco de alguns tipos de câncer, como o de estômago, próstata, cólon e mama.

– Combate a anemia:

As sementes de abóbora também são uma excelente fonte vegetal de ferro e, por isso, ajudam a combater a anemia. Uma boa dica de alimentação para veganos e vegetarianos, pois as sementes aumentam a quantidade de ferro no organismo.

É importante que em conjunto com as sementes de abóbora seja consumida também algum alimento fonte de vitamina C, pois isso auxilia a absorção pelo intestino. Alguns alimentos ricos em vitamina C são a laranja, a tangerina, o mamão, o morango e o kiwi.

– Reduz inflamações:

Por serem excelentes fontes de ômega-3, as sementes também exercem a função de anti-inflamatório, agindo em processos de estresse ou de doenças que possam causar inflamações no corpo, pois ajudam na proteção do organismo de doenças cardiovasculares e cerebrais e melhorando a memória e a disposição.

Podem também ser usadas em remédios caseiros para combater os parasitas intestinais, pois possuem ação anti-parasitária, podendo ser consumidas tanto por crianças quanto por adultos.

Cuida do coração:

Outro dado importante é de que a semente de abóbora possui fitoesteróis, magnésio, zinco, ácidos graxos bons e ômega-3, que ajudam a manter a saúde do coração já que exercem um efeito cardioprotetor, porque ajudam a controlar a pressão arterial, a reduzir o risco doenças cardiovasculares, diminuindo os níveis de colesterol e a controlando a ação dos açúcares no sangue, sendo um ótimo protetor para pessoas com diabetes, por exemplo.

CLÍNICA SALVERE

Como usar as sementes de abóbora no dia a dia?

Existem variações para se inserir as sementes de abóbora na alimentação. Veja se que forma melhor se adapta ao seu uso. Você pode tanto retirá-la da abóbora in natura, comprar no mercado ou também criar seu próprio jeito de consumir. O importante é lembrar que ela tem diversas propriedades que são altamente recomendadas em qualquer dieta.

1 – Sementes secas:

As sementes secas podem ser usadas inteiras na salada, na sopa ou mesmo como aperitivo. Na Grécia costuma-se comer as sementes polvilhadas com sal e gengibre em pó.

Cuidado com o sal, especialmente se sofrer de hipertensão. Consumir cerca de 10 a 15 gramas de sementes todos os dias por 1 semana é bom para eliminar os vermes intestinais.

2 – Sementes trituradas:

Ficam ótimas quando adicionadas aos cereais, iogurte ou suco de frutas. Dão consistência e sabor diferenciado. Para triturar basta bater as sementes secas num mixer, liquidificador ou processador de alimentos. 

3 – Óleo de semente de abóbora:

Pode ser encontrado facilmente no mercado. Com ele pode-se temperar alimentos frios como saladas, colocar em sopas ou outras refeições. Porém, não é recomendado cozinhar os alimentos usando este óleo, pois ele perde as propriedades quando aquecido. Sugerimos colocar o óleo de semente de abóbora depois do prato pronto.

Alimentação saudável, além de trazer bem-estar, aumenta a expectativa de vida. Para auxiliá-lo na reeducação alimentar ou prescrever uma dieta, seja para perda de peso ou por indicação de tratamento de saúde, procure um Nutricionista. Ele saberá como conduzir sua dieta e lhe dará todo o suporte.

Na Clínica Salvere temos Nutricionista para ajudá-lo seja qual for a sua necessidade. Cuide da sua saúde com o carinho que ela merece.

Fonte: conquistesuavida.com.br 

Siga nossas redes sociais: