Por que as costas doem?
A dor nas costas é um problema que atinge mais de 85% da população mundial e é a principal causa de afastamentos do trabalho. Suas causas mais comuns são: problemas de coluna, inflamação do nervo ciático, desgaste excessivo, postura errada e até pedra nos rins. Para diferenciar a causa deve-se observar a característica da dor e a região das costas afetada.
Nem sempre ela é sintoma de uma doença e pode ser amenizada com compressas quentes, trocar o colchão da cama, Fisioterapia, RPG ou Pilates. Porém, se a dor surgir de repente, se for muito forte ou se houver outros sintomas associados, como febre ou dificuldade para se movimentar, é preciso consultar um especialista para realização de consulta e exames.
Entenda os motivos.
Nem sempre a dor nas costas é um problema ortopédico. Existem diversos fatores que podem causá-la: reumatológico, urológico, ginecológico, entre outros. Entender a causa da cor é o primeiro passo para combatê-la. A constância e intensidade da dor são informações essenciais para o médico investigar os motivos. Dores de origem neurológico, por exemplo, não são frequentes em consultório de ortopedista.
Dores nas costas aparecem mais na idade adulta devido a rotinas mais rígidas, má postura, sedentarismo, posição inadequada para dormir e o próprio desgaste das articulações, que podem ocasionar hérnia de disco, bico de papagaio, entre outras doenças ligadas à coluna.
A prática de caminhada e exercícios físicos são grandes aliados na prevenção e no tratamento de dores nas costas.
O que pode causar a dor nas costas
Existem diversos motivos que levam à dor nas costas, como já dissemos aqui. Elencamos alguns deles para que possam identificar sintomas e meios para amenizar a dor e tratá-la:
Lesão muscular: quando se tem dor nas costas no lado direito ou esquerdo normalmente é indicativo de lesão muscular, que pode acontecer após atividade física ou como consequência da atividade profissional. Essa dor se caracteriza pela sensação de peso e é muito desconfortável.
O que fazer: para aliviar a dor nas costas devido à lesão muscular, pode-se colocar uma compressa morna na região, aplicar pomada anti-inflamatória, fazer alongamento e evitar esforços e exercícios.
Dores respiratórias: as doenças respiratórias também podem causar dor nas costas ao respirar, já que no processo respiratório há mobilização de todos os músculos do abdômen e das costas.
O que fazer: consulte um pneumologista ou clínico geral para o tratamento adequado, principalmente se houver falta de ar, tosse, catarro ou febre. Para aliviar a dor pode-se colocar uma compressa morna na região onde dói.
Dor ciática: esta dor caracteriza-se por dor no fundo das costas que irradia para as pernas e é causada pela compressão do nervo ciático, localizado na região final da coluna. A sensação que ela causa é de pontada, formigamento ou dificuldade para ficar sentado ou andar.
O que fazer: no caso de sintomas de lesão no ciático é preciso o diagnóstico do ortopedista para exames e definição da conduta certa com suporte do fisioterapeuta para tratamento.
Hérnia de disco: a hérnia de disco pode causar dor no meio das costas quando ficamos na mesma posição por muito tempo. Ela é mais comum em pessoas a partir de 45 anos de idade e, às vezes, é confundida com dor ciática, pois pode irradiar para o lado, costelas ou para baixo, afetando os glúteos ou as pernas.
O que fazer: deve-se evitar permanecer muito tempo na mesma posição e, como paliativo, podemos colocar uma compressa morna nas costas. Porém, a consulta com o ortopedista é fundamental para o tratamento assertivo e definitivo.
Dor nos rins: o cálculo renal também pode causar dor nas costas e ser confundido até com lesão muscular ou de coluna. A presença e movimentação das pedras causam dor muito forte no fundo das costas que impede a pessoa de caminhar ou se mexer.
O que fazer: a crise renal inicia uma corrida contra o tempo, pois sua dor é aguda e forte. Neste caso, procure a emergência ou pronto socorro mais próximo para que sejam feitos exames para identificar a pedra e o seu tamanho.
Quando procurar o médico?
Nossa resposta, em qualquer caso, será a mesma – Sempre! Somente o especialista pode auxiliá-lo na identificação e tratamento adequados ao seu problema.
Procure um ortopedista em caso de qualquer dor nas cotas e consulte também um clínico geral quando a dor se prolongar ou for acompanhada por outros sintomas. Apenas os médicos podem solicitar exames para que seja identificada a causa e, assim, iniciar o tratamento mais adequado. Após o diagnóstico, em geral, é feito também o tratamento com fisioterapia para acelerar o processo de recuperação.
O mais importante é dizer ao médico as características da sua dor, quando ela surgiu, se é uma dor constante ou não, e o que já fez para aliviar a sensação de desconforto. Quanto maior o nível de informação, mais rápido poderá ser o diagnóstico médico e tratamento.
Cuide da saúde com o carinho que ela merece e conte com a Clínica Salvere para auxiliá-lo em seus tratamentos. Temos especialistas a sua disposição e queremos ajudá-lo. Lembre-se que o auxílio médico é sempre mais eficaz do que um tratamento já realizado por pessoas do nosso convívio, pois cada caso é único.