A vitamina C
Uma aliada da saúde
Começamos dizendo que serve para muita coisa. Ela é uma das grandes aliadas das mães e uma das vitaminas mais conhecidas da população.
Também conhecida como ácido ascórbico, é um tipo de vitamina que fortalece o organismo e o sistema imunológico, ajudando no combate à anemia.
As principais fontes de vitamina C são: laranja, abacaxi, salsa, caju, brócolis, limão, kiwi, repolho, entre outras frutas, verduras e legumes. Ela também pode ser encontrada em suplementos, que só devem ser usados conforme prescrição de um médico ou nutricionista.
Para que serve a vitamina C?
Ela exerce funções essenciais no corpo humano, pois tem ação antioxidante, combate a formação dos radicais livres, ajuda as células do organismo a crescerem e permanecerem sadias, em especial as de ossos, dentes, gengivas e vasos sanguíneos.
Esta vitamina também combate infecções, atua na absorção do ferro, na produção de colágeno, reduz o nível de triglicerídeos e de colesterol e fortalece o sistema imunológico. Está presente ainda na biossíntese de colágeno, na conversão de colesterol em ácidos biliares e no metabolismo de minerais.
Quais os principais benefícios da Vitamina C:
Antioxidante: auxilia o organismo na produção de glóbulos brancos, importante no combate a vírus e bactéria;
Reduzir o Colesterol ruim (LDL);
Manter os Triglicerídeos em níveis saudáveis;
Ajuda no processo de Cicatrização;
Ação Rejuvenescedora por conta de sua concentração de Colágeno;
Auxilia o organismo na absorção de Ferro;
Produz Carnitina, composto que auxilia no emagrecimento, pois potencializa a queima de gordura corporal.
Quanto devo ingerir de Vitamina C por dia?
É fato dizer quem não podemos ficar sem esta vitamina e que seu consumo pode ser realizado de diversas maneiras. Por exemplo, na alimentação de forma natural, através da ingestão de alimentos saudáveis.
A quantidade diária de consumo de vitamina C depende, principalmente, do gênero e da idade de cada pessoa. Porém, outros fatores como a gravidez podem aumentar a necessidade de sua ingestão. Confira:
crianças de 1 a 3 anos: 15mg;
de 4 a 8 anos: 25mg;
de 9 a 13 anos: 45mg;
meninas entre 14 e 19 anos: 65mg;
meninos entre 14 e 19 anos
mulheres adultas: 75mg;
homens adultos: 90mg;
gestantes: 85mg;
durante o pós-parto: 120mg.
É necessário entender que nosso corpo não precisa ingerir mais do que essa recomendação diária. Como tudo que é exagerado, se consumirmos vitamina C além do recomendado, podemos ter problemas como, diarreia, dores abdominais, cólicas, dores de cabeça, pedras nos rins, entre outros.
Excesso e Deficiência de Vitamina C
Tanto o excesso de consumo, como a falta de ingestão de Vitamina C podem ser prejudiciais, como já dissemos acima. Procure manter uma alimentação saudável, rica em alimentos que contenham a vitamina e mantenha seus exames em dia, pois assim caso seja identificada a falta ou excesso, o médico indicará a melhor conduta a ser adotada. Evite automedicação, pois ela pode até ser fatal.
Acompanhe a tabela de ingestão diária de Vitamina C e considere que seu consumo nunca deve ficar abaixo de 10 mg/dia, por um período de 4 a 6 meses.
Lembre-se que a falta de Vitamina C na infância pode causar atraso no crescimento e desenvolvimento intelectual das crianças. Portanto, reforçamos a atenção quanto a alimentação.
Na Clínica Salvere temos Clínico Geral e Pediatra prontos para cuidar do toda a sua família com o cuidado que ela merece. Agende uma consulta conosco.
Fontes: Tua Saúde / Brasil Escola