A saúde da mulher – Ginecologia
No Brasil, as mulheres são a maioria – 51,7% da população. Mesmo assim, a preocupação com certos temas referentes a elas ainda é recente. O cuidado com a saúde da mulher, por exemplo, tem pouco mais de 3 décadas, em relação às políticas e aos protocolos. Antes disso, este assunto ficou restrito quase que exclusivamente às questões relacionadas à gestação e aos partos.
Mas, em meados dos anos 1950, outras medidas começaram a ganhar nova proporção, como o combate à desnutrição e os cuidados com o planejamento familiar. Ao final da década de 70, a assistência materno-infantil cresceu bastante, com atenção aos cuidados ao período anterior à concepção do bebê e bem-estar da mãe.
Nos anos posteriores, foram adotadas novas diretrizes para grupos vulneráveis e atendimento a outras exigências, como sobre os direitos sexuais e reprodutivos.
Cuidados com a saúde feminina.
Cada mulher tem necessidades diferentes quanto a sua saúde e ao bem-estar. Porém, há recomendações gerais importantes para melhorar a qualidade de vida e aumentar a segurança. Listamos abaixo 5 cuidados especiais referentes à saúde da mulher.
1 – Faça exames periodicamente
O check-up é indispensável para diagnosticar doenças de forma precoce e receber as orientações corretas. Ao menos uma vez por ano, é preciso realizar exames, como a mamografia ou o papanicolaou. Converse com o médico para orientações mais detalhadas.
2 – Visite o médico regularmente
As visitas ao ginecologista não devem acontecer apenas para a realização de exames. Se notar qualquer sintoma ou desconforto, é preciso procurar um médico para o diagnóstico e tratamento corretos. Seu médico pode indicar, por exemplo, o melhor método de contracepção ou tirar suas dúvidas sobre o seu corpo.
3 – Cuide da higiene íntima
Dar atenção à sua região íntima é indispensável para evitar infecções comuns, como a candidíase. Use somente produtos recomendados pelo médico para a área íntima e evite uma limpeza agressiva.
Alguns hábitos a serem evitados: usar roupas muito justas, não ficar com roupa íntima ou biquíni molhado por muito tempo e não compartilhar certos objetos pessoais, entre outros.
4 – Previna contra doenças
Para mulheres com vida sexual ativa, é fundamental escolher os métodos de prevenção de doenças e de contracepção. O uso de preservativo ainda é o método mais eficaz para prevenir infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Também deve-se ter atenção quanto aos relacionamentos e fazer testes frequentes quanto a possíveis doenças.
5 – Tenha uma alimentação saudável
Embora seja uma recomendação independente de gênero ou idade, a alimentação saudável é parte fundamental da saúde feminina. Como as mulheres têm maior tendência para acumular gordura, o cuidado com o que se come é fundamental para controlar os níveis do colesterol, por exemplo. Não se deve fazer dietas restritivas, mas sim garantir uma nutrição adequada.
Conheça o seu corpo
Uma parte fundamental no cuidado com a saúde da mulher é conhecer o próprio corpo. Dar atenção a si mesma faz toda a diferença para seu bem-estar físico e mental.
Ficar de olho no organismo permite identificar sinais que devem receber a atenção de um médico — por menores que sejam. Se você controla sua menstruação e sabe que ela está atrasada de uma forma atípica, marque uma consulta com o ginecologista para ver se está tudo bem.
Com o autoexame de mama, por exemplo, é possível identificar alguma irregularidade. Caso perceba algo, fale com seu médico e agende o exame indicado. Avaliar sintomas diversos, como dores de cabeça, mudanças de humor ou flutuações no peso, também é importante. Estes e outros cuidados permitem que você faça diagnósticos antecipadamente. Caso tenha algo, detectar precocemente aumenta as chances de cura.
Inclusive, isso também é positivo do ponto de vista da sexualidade. Explorar seu corpo é o melhor modo de encontrar satisfação completa e, assim, ter uma vida sexual totalmente saudável.
Fique sempre atenta às mudanças de seu corpo em cada fase da vida. Da puberdade à fase adulta – passando pela maternidade, menopausa e a velhice, sempre devemos ter o hábito de visitar o médico e fazer exames periódicos. Nossa saúde é nosso maior bem e deve ser respeitada.
Fonte: SOGESP