O que é a infecção urinária?
Uma infecção bastante comum, causada por bactérias que geralmente habitam o trato intestinal. Atingem, principalmente, as mulheres e são responsáveis por mais de 2 milhões de casos no Brasil, todos os anos.
Normalmente atinge a bexiga ou a uretra, mas em casos mais complicados pode afetar os rins. A depender da estrutura afetada, a infecção tem nomes diferentes: uretrite (uretra), cistite (bexiga) ou pielonefrite (rins). Há diversos micro-organismos que podem ser responsáveis pela infecção urinária, mas geralmente a bactéria causadora é Escherichia coli, presente no intestino e importante para a digestão, mas pode ser danosa para o aparelho urinário.
O que pode causar a infecção urinária?
Homens, mulheres e crianças estão sujeitos à infecção, mas ela é mais comum nas mulheres porque as características anatômicas de seu aparelho reprodutor e urinário as tornam mais suscetíveis. A uretra da mulher, além de muito mais curta do que a do homem, está mais próxima do ânus, o que favorece a passagem de micro-organismos para a região.
Casos de diabetes descontrolado oferece risco ao paciente devido às alterações causadas pelas altas taxas de açúcar no organismo que caracterizam a doença. Nos homens, depois dos 50 anos, o crescimento da próstata propicia a retenção de urina na bexiga e pode causar infecção.
Na menopausa, quando diminuem as taxas de estrógeno, hormônio que protege o trato urinário, pode acontecer casos de infecção urinária também.
Alguns sintomas são simples de identificar
Os sintomas da infecção urinária aparecem de uma hora para outra e causam desconforto e dor. Porém, são fáceis de identificar e isso ajuda no diagnóstico e tratamento.
– Vontade urgente de urinar e com frequência;
– Pouco xixi a ser expelido;
– Ardor ao urinar;
– Dores na bexiga, nas costas e no baixo ventre;
– Febre;
– Sangue na urina nos casos mais graves.
O diagnóstico da infecção urinária consiste na verificação dos sintomas, no levantamento do histórico do paciente, realização de exames de urina e ultrassom, caso necessário. O Clínico Geral deve ser procurado para o atendimento e, se ele julgar necessário, poderá encaminhar para o Ginecologista ou Urologista.
Tratamento da infecção urinária
Às vezes, o próprio organismo dá conta de eliminar as bactérias. Em certos casos, o tratamento requer o uso de antibióticos que serão escolhidos de acordo com o tipo de bactéria encontrada no exame laboratorial de urina.
A infecção de repetição é frequente e grave, mas existe cura. O importante é observar a conduta indicada pelo médico, tomar a medicação sem falha e respeitar o tempo de recuperação recomendado, mesmo que os sintomas desapareçam.
Algumas mulheres apresentam quadro de infecção urinária com muita frequência. Caso tenha 3 ou mais episódios em um período de 12 meses, consulte um ginecologista para exames mais apurados, pois nesses casos pode ser necessário um tratamento mais prolongado.
Evite a infecção urinária
– Beba muita água. O líquido ajuda a expelir as bactérias da uretra e da bexiga;
– Faça xixi com frequência. Reter a urina por muito tempo é contraindicado;
– Tente fazer xixi depois das relações sexuais. Isso favorece a eliminação das bactérias;
– Redobre os cuidados com a higiene pessoal na região genital;
– Sempre que possível, lave-se com água e sabão, mas não exagere, pois a lavagem em excesso pode prejudicar o equilíbrio da flora genital;
– Evite roupas íntimas muito justas ou que retenham calor e umidade;
– Suspenda o consumo de tabaco, álcool, temperos fortes e cafeína. Essas substâncias irritam o trato urinário.
Dúvidas frequentes sobre a infecção urinária
– Posso pegar infecção urinária no banheiro? Não, as bactérias causadoras do problema vivem no organismo dos indivíduos.
– Existe algum cuidado específico em caso de infecção durante a gravidez? Em todos os casos, mas especificamente durante a gravidez é preciso o acompanhamento médico e a prescrição de antibióticos que não afetem o bebê.
– Infecção urinária pode evoluir para um câncer? Não, não há relação entre os dois problemas.
– É possível contrair a infecção por via sexual? Não. Ela não é considerada uma infecção sexualmente transmissível (IST) porque a contaminação se dá por bactérias que já habitam nosso organismo.
– Infecção urinária pode evoluir para pielonefrites? A pielonefrite ou inflamação dos rins pode acontecer como sequência da infecção urinária se esta não for tratada corretamente.
– Existe mais incidência de infecção urinária em idosos? Sim. Com o uso de fraldas, devido a incontinência urinária, os idosos estão mais expostos a contrair a infecção urinária. Outro ponto de atenção é a baixa imunidade e o quadro de diabetes que costuma acometer os idosos.
Procure seguir as orientações que passamos neste conteúdo, pois elas podem inibir o aparecimento da infecção urinária em toda a família.
Caso precise de atendimento médico para esta patologia ou outra que possa lhe afetar, entre em contato conosco e venha à Clínica Salvere. Estamos sempre prontos para lhe atender
Fontes: Dr Drauzio Varella.