O médico Pediatra
A Pediatria é a especialidade médica que cuida de crianças, pré-adolescentes e adolescentes. Mais do que tratar de doenças, o Pediatra acompanha o desenvolvimento da criança até seu crescimento. Ele é uma figura de confiança da criança e da família e, por isso, deve ser cuidadoso, sincero e paciente.
Suas consultas podem até ser mais demoradas porque também são usadas para que os pais tirem suas dúvidas, recebam orientações e aprendam a prevenir acidentes domésticos, cuidar do sono, da alimentação e de tudo que envolva o desenvolvimento dos filhos.
Especialidades
Além da Pediatria Geral, existem subespecialidades – áreas especificas que cuidam das crianças em fases diferentes da vida.
Outras áreas atuam em conjunto com a Pediatria, um exemplo é a medicina genética, pois o Pediatra atua como orientador ou conselheiro de casais em fase de decisão do processo de fertilização.
Nutrologia pediátrica.
Nefrologia pediátrica.
Neurologia pediátrica.
Infectologia pediátrica.
Cardiologia pediátrica.
Pneumologia pediátrica.
Reumatologia pediátrica.
[vc_btn title=”AGENDAR” color=”primary” i_icon_fontawesome=”fa fa-thumbs-up” add_icon=”true” link=”url:https%3A%2F%2Fsalvere.com.br%2Ffale-conosco%2F||target:%20_blank|”]
Até quando levar o filho ao Pediatra?
O acompanhamento pediátrico começa no nascimento e vai até a adolescência, dividindo o atendimento entre: crianças, de 0 a 12 anos incompletos e adolescentes, de 12 a 18 anos completos.
Estas faixas de atendimento foram definidas no Brasil pela Comissão Mista de Especialidades (formada pela Associação Médica Brasileira, Conselho Federal de Medicina e Comissão Nacional de Residência), pois entendem que crianças e jovens estão em desenvolvimento e demandam metodologia própria para acompanhamento.
A frequência das consultas com o Pediatra deve acontecer de acordo com a faixa etária. Quando bebês o acompanhamento é mensal e o espaçamento entre as consultas aumenta na medida que a criança cresce.
Porém, não existe uma regra, pois este médico atua como um médico de família, pois os pais, principalmente quando é o primeiro filho, se sentem confortáveis em ter o aconselhamento do especialista.
Além das rotinas das crianças, o médico também deve ser procurado em casos de emergência ou sinais de doenças, como: resfriados, dores, mal-estar, dificuldade na respiração, cólicas, anemia, alergias, asma, baixo ou alto ganho de peso, diarreia, infecção urinária, entre outras.
O mais importante é ter sempre um Pediatra para cuidar de seus pequenos e ter toda a confiança nele. Sempre devemos procurar o médico especialista em caso de qualquer dúvida, pois ele fará a análise necessária e indicará o melhor caminho a seguir.
Na Clínica Salvere temos Pediatra à sua disposição. Somos especializados em atendimento humanizado e o nosso compromisso é cuidar com carinho da saúde de toda a sua família.
Fontes:
Sociedade de Pediatria de São Paulo
Organização Mundial de Saúde