O médico Pediatra
A Pediatria é a especialidade médica que cuida de crianças, pré-adolescentes e adolescentes. Mais do que tratar de doenças, o Pediatra acompanha o desenvolvimento da criança até seu crescimento. Ele é uma figura de confiança da criança e da família e, por isso, deve ser cuidadoso, sincero e paciente.
Suas consultas podem até ser mais demoradas porque também são usadas para que os pais tirem suas dúvidas, recebam orientações e aprendam a prevenir acidentes domésticos, cuidar do sono, da alimentação e de tudo que envolva o desenvolvimento dos filhos.
Especialidades
Além da Pediatria Geral, existem subespecialidades – áreas especificas que cuidam das crianças em fases diferentes da vida.
Outras áreas atuam em conjunto com a Pediatria, um exemplo é a medicina genética, pois o Pediatra atua como orientador ou conselheiro de casais em fase de decisão do processo de fertilização.
Nutrologia pediátrica.
Nefrologia pediátrica.
Neurologia pediátrica.
Infectologia pediátrica.
Cardiologia pediátrica.
Pneumologia pediátrica.
Reumatologia pediátrica.
Até quando levar o filho ao Pediatra?
O acompanhamento pediátrico começa no nascimento e vai até a adolescência, dividindo o atendimento entre: crianças, de 0 a 12 anos incompletos e adolescentes, de 12 a 18 anos completos.
Estas faixas de atendimento foram definidas no Brasil pela Comissão Mista de Especialidades (formada pela Associação Médica Brasileira, Conselho Federal de Medicina e Comissão Nacional de Residência), pois entendem que crianças e jovens estão em desenvolvimento e demandam metodologia própria para acompanhamento.
A frequência das consultas com o Pediatra deve acontecer de acordo com a faixa etária. Quando bebês o acompanhamento é mensal e o espaçamento entre as consultas aumenta na medida que a criança cresce.
Porém, não existe uma regra, pois este médico atua como um médico de família, pois os pais, principalmente quando é o primeiro filho, se sentem confortáveis em ter o aconselhamento do especialista.
Além das rotinas das crianças, o médico também deve ser procurado em casos de emergência ou sinais de doenças, como: resfriados, dores, mal-estar, dificuldade na respiração, cólicas, anemia, alergias, asma, baixo ou alto ganho de peso, diarreia, infecção urinária, entre outras.
O mais importante é ter sempre um Pediatra para cuidar de seus pequenos e ter toda a confiança nele. Sempre devemos procurar o médico especialista em caso de qualquer dúvida, pois ele fará a análise necessária e indicará o melhor caminho a seguir.
Na Clínica Salvere temos Pediatra à sua disposição. Somos especializados em atendimento humanizado e o nosso compromisso é cuidar com carinho da saúde de toda a sua família.
Fontes:
Sociedade de Pediatria de São Paulo
Organização Mundial de Saúde