Atividades que previnem doenças
O mal do século chama-se sedentarismo e atinge muitas pessoas, não importando a idade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada quatro adultos são sedentários. Entre os adolescentes a taxa é ainda maior: 4 a cada 5.
Praticar exercícios físicos melhora o bem-estar, a qualidade de vida, reduz o estresse e melhora a autoestima. Exercícios vão além de apenas praticar esportes – atividade física é qualquer movimento produzido pelos músculos que use energia. Ou seja, faça algo que lhe dê prazer, pois o importante é se movimentar.
O segredo é começar e ir aumentando a frequência e intensidade aos poucos. O exercício físico, quando aliado a uma alimentação saudável, ajuda na prevenção de doenças como, diabetes, pressão alta, osteoporose e doenças emocionais – depressão, ansiedade, compulsões etc.
Por que devo praticar exercícios físicos?
A prática de exercícios físicos atua diretamente no sistema nervoso central, melhorando as condições cardíacas para atividades cotidianas. Há diversas atividades que nos colocam em movimento e fazem muito bem a saúde.
Dançar
A dança é uma arte milenar, e independente dos seus diversos ritmos, quando praticada, pode ajudar na sua saúde física e mental.
Movimentar o corpo através da dança tem vantagens poderosas no controle de distúrbios psicológicos como, a ansiedade generalizada e o pânico. Quando você está dançando, a sua atenção deixa de estar no problema que te levou à ansiedade, para focar na atividade que você está realizando.
Além disso, no aspecto físico, a dança também pode aumentar a sua elasticidade e capacidade de movimento, podendo diminuir a intensidade das dores de cabeça e musculares, contribuindo até para a prevenção da artrite e artrose.
Jardinagem
A prática da jardinagem estimula a criatividade, a memória visual e melhora a atividade motora, causando um efeito motivador e relaxante. Mas o que o cuidado com plantas tem a ver com exercícios? Toda e qualquer atividade que traga movimento e prazer às nossas vidas, são benéficas para nossa saúde.
A jardinagem é recomendada tanto para a manutenção da saúde em idosos quanto para o tratamento de dependentes químicos e pessoas com transtornos mentais ou neurológicos.
Pular Corda
Essa também é uma atividade física antiga, mas que traz bons resultados. Pular corda, assim como a bicicleta e a esteira, é um exercício aeróbico que provoca perda de calorias, prevenindo doenças cardiovasculares como, a obesidade, o colesterol alto, a hipertensão e a diabetes. Além disso, esta prática fortalece ossos, pernas e panturrilhas.
Flexão
Assim como pular corda fortalece as pernas, a flexão os ossos, músculos dos braços, ombros e peito. Realizando flexões, prevenimos doenças reumáticas que podem atingir juntas, cartilagens, tendões e ligamentos.
Importante: antes de iniciar qualquer tipo de atividade física, é preciso procurar um médico para que ele avalie suas condições para a prática de qualquer exercício, mesmo que seja uma “simples” caminhada.
Doenças que podem ser evitadas com a prática de atividades
1- Acidente Vascular Cerebral: o AVC acontece quando o fluxo do sangue fica retido em apenas uma parte do cérebro. Pode acontecer quando um vaso sanguíneo é rompido ou obstruído por um coágulo. Praticando exercícios físicos, o risco de se ter um AVC é reduzido para até um terço.
2- Diabetes tipo 2: Essa é uma das formas mais comuns de diabetes, se dá quando o corpo não consegue produzir insulina suficiente para diminuir os níveis de glicose do sangue. O exercício físico é a forma mais eficaz de diminuir os níveis de açúcar naturalmente. Isso acontece porque, durante a prática das atividades, as células aproveitam melhor a glicose como fonte de energia para o corpo.
3- Hipertensão arterial: A pressão alta, como também é conhecida, acontece quando os valores da pressão sanguínea, máxima e mínima, são iguais ou ultrapassam 140*90 mmHg, considerados níveis ideais pela OMS.
Anteriormente pensava-se que pacientes com hipertensão não poderiam praticar exercícios físicos, porque a pressão tende a subir naturalmente durante os treinos. Mas, a Organização Mundial da Saúde, desde 1989 já inclui essa recomendação como uma forma de diminuir os níveis da pressão.
4- Obesidade: Praticar exercícios ajuda na manutenção de peso, pois diminui as taxas de gordura, que são substituídas por massa magra, que é formada por músculos, ossos, órgãos e líquidos corporais. Os treinos aeróbicos, associados com musculação, podem ajudar no processo de redução de peso, pois promovem queima de calorias de forma mais acelerada.
5- Câncer: Não existe uma fórmula certa para prevenir o câncer, mas a prática de exercícios pode diminuir o risco do seu aparecimento. De acordo com um estudo publicado na revista científica internacional Cancer Epidemiology, cerca de 10 mil novos casos de câncer poderiam ser evitados no Brasil se a população praticasse mais exercícios físicos.
A prática também ajuda pacientes em tratamento, porque entre as reações da radioterapia e de alguns agentes quimioterápicos está a perda de massa magra, da qual já falamos aqui.
Porém, lembre-se que é muito importante visitar um médico antes de iniciar qualquer prática de exercícios. Ele irá indicar a atividade certa para sua composição física e necessidade.
Na Clínica Salvere você encontra especialistas em diversas áreas da medicina que irão lhe atender com carinho e atenção.
Fontes: Previva / OMS / HCor