Asma Infantil
Asma infantil é uma doença pulmonar inflamatória e recorrente, que afeta as vias respiratórias fazendo com que estreitem, temporariamente, resultando em dificuldade para respirar. Ela pode afetar tanto adultos, quanto crianças.
Embora ela possa se desenvolver em qualquer idade, é mais comum que comece na infância, principalmente nos 5 primeiros anos de vida. Algumas pessoas continuam sofrendo de asma mesmo quando se tornam adultas.
Dificuldade para respirar, tosse, respiração encurtada, entre outros sintomas, pode indicar a asma em crianças. Estes problemas são comuns a outras doenças, mas no caso da asma eles são desencadeados por fatores como alergias ou mudanças bruscas de temperatura.
A asma é uma das doenças crônicas da infância mais comum, afeta em torno de 235 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil 20% da população infantil sofre por causa dela. A asma se tornou muito mais comum em décadas recentes e os médicos dizem não saber a causa exata. Acredita-se que seja em função do aumento de poluentes, mas não é comprovado.
Diagnóstico
Em caso de suspeita de asma o médico deve ser procurado para dar o diagnóstico adequado. O tratamento deve ser ministrado por um pediatra, um pneumologista ou um alergologista. O acompanhamento é feito através do estudo das crises, da frequência do uso de medicamentos e dos sintomas apresentados.
Exames também podem ser realizados para auxiliar no diagnóstico e escolha da conduta a ser adotada. A espirometria, um dos exames utilizados, avalia a limitação variável do fluxo de ar do paciente.
A asma pode ser causada por diversos fatores como: poeira doméstica, pólen, fumaça de cigarro, poluição do ar, fatores emocionais (raiva, medo, angústia etc.) e certos medicamentos como anti-inflamatórios. Para se ter certeza é preciso o auxílio médico, conforme já falamos.
Saiba identificar uma crise de asma em crianças.
Geralmente os casos de asma em crianças é leve, mas deve ser tratado, pois pode se agravar ao longo da vida. Saiba quais são os sinais de que algo não vai bem: chiado no peito (sem que haja resfriado), tosse seca, falta de ar, insônia, cansaço durante atividade física, despertar noturno devido cansaço e tosse.
Como tratar a asma infantil?
Para tratar a asma infantil é preciso o uso de medicamentos que ajudam o paciente a respirar mais naturalmente, como inaladores e bombinhas que possuem remédios para a dilatação dos brônquios e das vias respiratórias.
Evitar que a criança seja exposta a substâncias que possam desencadear crises alérgicas como, poeira e poluição, ou ainda materiais químicos.
A depender do quadro clínico do paciente, os médicos podem recomendar que ele realize atividades físicas, como natação ou outros esportes, uma vez que isso ajuda no seu desenvolvimento e pode aliviar, a longo prazo, o quadro de asma.
Recomendações importante.
Não descuide das consultas de rotina, mesmo que a criança esteja bem;
Não pare o uso de medicamentos, mesmo que o quadro seja altamente favorável;
Mantenha a conduta indicada pelo médico, mesmo quando a criança não apresentar qualquer sintoma;
Se mesmo com o tratamento, a criança apresentar falta de ar, tosse ou se a doença piorar, procure atendimento médico imediatamente.
Na Clínica Salvere temos Pediatra sempre à sua disposição. Cuide de seus pequenos conosco. Somos especializados em atendimento humanizado e nosso compromisso é com você e sua família.
Fonte: ASBAI – Associação Brasileira de Alergias e Imunologia