A vida pós Covid 19

covid

O Brasil já tem hoje mais de 11 milhões de pessoas curadas do Covid 19, mas vencer a doença, infelizmente, não quer dizer ficar livre dela após o resultado médico de que a contaminação negativou.

Muitos pacientes recebem alta hospitalar, mas permanecem com sequelas diversas – fadiga, dores musculares, queda de cabelo, dificuldade para respirar, perda de olfato e paladar, entre outros sintomas podem aparecer até 4 meses após o fim da infecção – estudos indicam que 80% dos pacientes que se recuperam terão algum sintoma pós-Covid.

Outra preocupação dos médicos é com relação a saúde mental dos pacientes, porque muitos apresentam perda de memória, depressão e ansiedade em quadros sérios. O ideal é buscar ajuda sem demora, pois há terapias alternativas e tradicionais, com sucesso, sendo ministradas. De jogos de palavras à quebra cabeça, todos os recursos são válidos, sendo que o que não se pode fazer é ignorar sintomas.

Sonolência excessiva também pode indicar distúrbio pós Covid – este sintoma pode ser confundido com cansaço ou ainda fraqueza após a alta médica, mas deve ser investigado e tratado. Lembre-se sempre que SENTIR-SE BEM É O NORMAL.

Em idosos é comum, independente do Covid 19, aparecerem alterações psicomotoras em função da idade, mas é importante que quaisquer quadros sejam acompanhados por médicos, pois podem se agravar caso não sejam tratados. Pacientes idosos inspiram cuidados maiores, pois geralmente, apresentam comorbidades.

Fonoaudiólogos e Fisioterapeutas realizam procedimentos específicos para pacientes pós Covid 19 e têm tido resultados significativos. Problemas de fala e motores reportados por pacientes têm sido extinguidos mediante sessões destas especialidades.

Estamos agora em uma fase de redução de quadros de infecção, devido ao avanço da vacinação e isso é motivo de entusiasmo. Porém, não podemos diminuir nosso olhar sobre o que essa pandemia causou e seus reflexos. É preciso continuarmos atentos às medidas de higiene e segurança para nos mantermos saudáveis.

Em caso de sintomas que se assemelham a uma gripe ou para qualquer suspeita, procure o atendimento médico.

Caso queira conhecer a Clínica Salvere, entre em contato conosco

Siga nossas redes sociais: