Perda de apetite em adultos
O que é a perda de apetite?
Para alguns, a perda de apetite pode até ser vista como algo bom, mas na verdade ela pode indicar que algo sério está acontecendo com seu organismo.
A perda de apetite é a redução severa da vontade de comer. A pessoa pode ficar horas sem se alimentar, pular refeições e não sentir fome. Quando come, mesmo que forçadamente, é em pouca quantidade, abaixo do normal. Neste processo, mesmo as coisas que sempre gostou, não chamam mais a atenção. Por isso, a perda do apetite está bastante ligada à perda de peso.
Em pacientes em tratamento de doenças mais graves, como o câncer, ou bebês e crianças, a perda de apetite deve ser levada muito a sério, já que resulta na redução de peso, eliminação de nutrientes, desnutrição e atrasos no desenvolvimento.
Por que perdemos a fome?
A perda de apetite tem muitas causas. Algumas podem não estar diretamente relacionadas com doenças ou sintomas. É o caso do verão, com temperaturas elevadíssimas. Nesse período sentimos mais sede e menos fome ou apetite. Na gravidez, a perda de apetite no início da gestação é bastante comum, pois a mudança do metabolismo, alta de hormônios e início dos enjoos causam a falta de apetite – para estes exemplos, uma vez tratados, tudo volta ao normal.
Infecção ou inflamação também resultam na falta de apetite, mas quando o processo é controlado, a fome é recuperada.
Sintomas emocionais como estresse e ansiedade elevados também podem causar perda do apetite.
Porém, se a perda de apetite durar vários dias e não está relacionada a doenças ou sintomas já pesquisados, deve ser investigada, pois poderá ser caso de anorexia e bulimia.
Para todos os casos de redução de apetite ou fome, aliado a perda rápida de peso, o médico deverá ser procurado para avaliar o quadro e orientar a conduta necessária.
Algumas causas.
Não sentir fome uma vez ou outra pode acontecer. A questão é quando isso se torna mais recorrente e as pessoas pulam as refeições, comem em intervalos maiores ou até deixam de comer por dias seguidos. Entre os principais motivos para não sentir vontade de comer estão:
Anorexia: transtorno alimentar caracterizada pela de apetite e pode levar a depressão e a outros sintomas mais severos. Quem tem anorexia se enxerga acima do peso e pode deixar de se alimentar como uma forma de recuperar a sua autoestima – que é bem baixa.
Consumo de álcool e drogas: ingestão frequente de álcool e drogas, podem reduzir a vontade de comer. Em geral, quando o vício é tratado, o paciente recobra o apetite gradativamente. Porém, um tratamento inspecionado por médico e psicólogo é necessário, pois estes hábitos podem estar ligados a causas emocionais.
Doenças agudas: A perda de apetite acompanha boa parte das doenças agudas como: infecções e virose. Não espere os sintomas perdurarem por muito tempo e procure logo um médico. As vezes a ausência de fome pode persistir mesmo depois de tratadas as doenças. Neste caso, é fundamental verificar se não é indicação de causas emocionais.
Doenças crônicas: A falta de apetite em adultos também pode ser causada por doenças, como: insuficiência cardíaca, câncer, diabetes, distúrbios neurológicos ou doenças pulmonares, por exemplos. Dependendo do caso, estes distúrbios podem ser temporários, mas sempre é preciso que se procure o serviço médico.
Problemas emocionais: a instabilidade emocional também pode causar falta de apetite. Tristeza, ansiedade e estresse, em geral, diminuem a vontade de comer, mas podem ser passageiros. Caso os sintomas persistam é recomendável a consulta médica e auxílio psicológico para avaliação cuidadosa do quadro.
Quando ir ao médico?
A resposta é simples – Sempre. Como dissemos acima, a falta de apetite não é benéfica e pode indicar diversos distúrbios físicos ou emocionais. Quando surgem sintoma ligados a perda rápida de peso, como: aumento do batimento cardíaco, febre, vômitos, cansaço extremo, entre outros, o médico deve ser procurado de imediato. Receitas caseiras e tratamentos adotados por outras pessoas, podem não ser indicados para nós.
A Clínica Salvere tem um corpo clínico preparado para atendê-lo em qualquer situação. Agende uma consulta conosco e cuide da sua saúde com o carinho que ela merece.
Fontes: Tua Saúde / Rede D’Or / https://www.heartfailurematters.org/