Sobrepeso e obesidade – qual a diferença?
Existem muitos estudos sobre o tema peso e ele sempre é fonte de preocupação para muitas pessoas, que hoje sofrem com sobrepeso e obesidade. Mas, afinal qual a diferença entre eles?
Quando uma pessoa tem sobrepeso, significa que ela pesa mais do que o recomendável, do ponto de vista médico, para a sua idade, sexo ou altura. Já a obesidade é um estado onde a pessoa possui gordura corporal em quantidade excessiva, podendo causar diversos males à sua saúde.
Como calcular o peso corporal.
Uma forma de distinguir sobrepeso e obesidade é calcular o IMC (índice de massa corporal). Um adulto é considerado com “sobrepeso” quando está acima de seu peso saudável estipulado pelos Órgãos de Saúde, que varia de acordo com a altura e sexo. Há correntes médicas que indicam que o peso ideal, para qualquer adulto, corresponde a seu peso mantido dos 20 aos 30 anos.
É considerado com sobrepeso a pessoa que tem seu IMC entre 25 e 29,9. O IMC, calcula o peso relativo à altura. Ele é o índice usado como padrão em pesquisas para definir o peso de uma pessoa de acordo com sua altura. Um adulto com um IMC de 30 ou mais é considerado obeso.
A obesidade é o excesso de gordura comparado com a massa muscular magra. Uma pessoa pode ser considerada obesa quando a quantidade de tecido adiposo está alta. Obesidade é uma desordem crônica, causada por uma variedade complexa de fatores.
Possíveis causas de Sobrepeso e Obesidade
As causas que levam ao sobrepeso e a obesidade são parecidas, mas há gatilhos diferentes que potencializam ambos. Tanto um quanto outro, podem ser motivados por sedentarismo, problemas médicos, distúrbios alimentares, alterações metabólicos, condições genéticas, mudança social, entre outros.
O meio onde vivemos é um gerador de estresse que pode levar ao sobrepeso e a obesidade. Aumentamos a ingestão de alimentos por ansiedade ou depressão, causando inicialmente o sobrepeso que pode ser contornado com acompanhamento médico, dieta e exercícios. A permanência em estados emocionais, situações adversas ou problemas de saúde, acabam por levar à obesidade.
Riscos à saúde
Obesidade é um grande fator de risco à saúde, incluindo doenças coronarianas, diabetes, hipertensão, etc. Embora uma pessoa com sobrepeso também tenha risco em desenvolver problemas médicos, uma pessoa obesa é mais suscetível a eles.
Pessoas obesas podem desenvolver depressão e outros problemas sociais. Obesidade é um excesso de gordura suficiente para diminuir a expectativa de vida e tornar uma pessoa suscetível a doenças, que não aconteceriam, caso seu peso fosse menor.
Uma combinação de ingestão excessiva de nutrientes e um estilo de vida sedentário também podem causar a obesidade.
Caso tenha problemas com ganho de peso o mais indicado é procurar ajuda médica. Agende consulta com um Endocrinologista para que ele avalie ser perfil e lhe oriente quanto a melhor conduta a ser adotada.
Dietas da moda, modalidades esportivas e tratamentos radicais não são adequados para todos e podem causar danos sérios à saúde. Em qualquer um dos casos citados acima o correto é procurar ajuda médica antes de tomar qualquer medida.
Fonte: https://abeso.org.br/